GRONE'S FUTEBOL & SAMBA
Entre os inúmeros benefícios do esporte está o combate a fadiga, o aumento do fôlego e resistência física, aumento dos músculos e a eliminação da gordura. Especificamente o Futebol, esporte mais mais popular do Brasil, proporciona o condicionamento físico, coordenação motora, além de promover a saúde mental e social do indivíduo.
Sabemos que ainda estamos longe de ver o Brasil desenvolver à todos igual oportunidade de acesso ao esporte.
Encontramos na maioria das cidades, grande número de crianças carentes por um futuro melhor, que somente através da criação de políticas pública este quadro pode ser revertido. Por essa razão acreditamos que os projetos sociais ligados à prática desportiva possa ser um bom caminho para oferecer oportunidade de integração social, de aprimoramento disciplinar, de desenvolvimento de responsabilidade pessoal e social, além da melhora da saúde física e da autoestima, para que assim possam estar munidos de requisitos básicos para concretização de um futuro melhor na sociedade.
O G.C.E. Grone's promove através da prática do FUTEBOL valores importantes: cidadania, convivência em grupo/equipe, respeito, autoestima, inclusão, solidariedade e disciplina, bem como, adota conceitos de violência zero nos campos e a busca da valorização de talentos individuais e coletivos.
HISTÓRIA DO FUTEBOL
Das muitas histórias que relatam o surgimento do futebol no Brasil, uma em especial caracteriza o início dessa modalidade nos campos brasileiros.
“Charles Miller” ao desembarcar no Brasil em 1894, após término dos estudos na Inglaterra, trouxe em sua bagagem uma bola apelidada de “Capotão” e muita habilidade para com ela.
A partir daí começa a organização e a conscientização dessa modalidade esportiva no Brasil, desde a sua primeira partida, até a sua profissionalização.
Encontrando completa ignorância sobre o Futebol, começa a ensinar os fundamentos básicos para os ingleses aqui radicados, e já no ano seguinte realizaram a primeira partida.
A primeira partida disputada, aconteceu em São Paulo no dia 14 ou 15 de abril de 1895, entre as equipes das empresas Gás Company e a São Paulo Railway. O local escolhido foi no descampado da grande Várzea do Carmo, conhecido como Glicério.
A partida foi disputada por sete ou oito jogadores por equipe, sem chuteiras ou uniformes, pois não existiam estes materiais esportivos no Brasil.
Nos primórdios do Futebol em São Paulo, todo o material esportivo necessário, era importado das lojas inglesas, conservando o amadorismo e principalmente a distinção de classes sociais, prevalecendo a burguesa.
Em São Paulo, a região compreendida entre: Brás, Belém, Penha, Bom Retiro, Canindé, Ponte Pequena, Santana e Ipiranga, tinham as maiores concentrações de clubes de várzeas.
A adoção do futebol pelas empresas locais, fez crescer a sua popularização, fazendo com que as pessoas com menor poder aquisitivo praticasse esse esporte. Surgiu então as “Peladas”, partidas disputadas com bolas feitas de meia.
Posteriormente as várzeas já não eram voltadas totalmente às empresas locais e foram surgindo os primeiros clubes de futebol.
Em 1898 foi criado o São Paulo Athletic Club, onde jogava o pioneiro Charles Miller.
Em 1902 foi disputado o primeiro campeonato paulista, organizado pela LPF - Liga Paulista de Futebol. O campeão desse primeiro campeonato foi o São Paulo Athletic Club, ficando C.A.Paulistano com a 2º colocação e a A.A.Mackenzie College com a 3º colocação.
Os antigos times de futebol que foram extintos ou se retiraram do campeonato com a sua profissionalização em 1929 foram:
A.A.Paulistano; Germânia; S.C.Internacional; São Paulo Athletic Club; Americano; A.A.das Palmeiras; Ipiranga; A.A.São Bento; Mackenzie; Sírio; Campos Elísios; Estudantes Paulistas; Auto S.C.; Minas Gerais; Lusitano; Tremembé; Clube Atlético Santista; Internacional do Santos; Scottish Wanders; Ítalo; Libanês e 1º de Maio.
Times como o Corinthians (1910), o Palmeiras (1914), o São Paulo (1930) tiveram cada um deles histórias especiais, exemplo disso: O Palmeiras que teve sua origem do time Palestra Itália (Itália); O São Paulo que teve sua origem do C.A.Paulistano.
A saga do futebol brasileiro começou à partir de 1930, com a participação na 1ª Copa do Mundo.
O período de ouro do futebol brasileiro em mundiais foi inaugurado em 1958 com a primeira vitória em Copa do Mundo (que se repetiria em 1962 e 1970), tendo como os principais craques Pelé, Vavá e Garrincha.
Durante décadas seguintes o Brasil ficou mergulhado na repressão política e militar.
Retomou prestígio com os mundiais de 1994 e 2002, com os craques: Romário em 1994 e Ronaldo em 2002.
A VÁRZEA
É garantido que os melhores jogadores de futebol de todos os tempos, surgiram das “Peneiras das Várzeas”, fato que hoje talvez não ocorra.
Com a rápida expansão e evolução do futebol, poucos clubes profissionais adotam “olheiros”, a procura de novos craques.
Nos atuais campos, encontramos exímios jogadores, craques com potencial igual aos melhores jogadores profissionais, porém nem sempre esses conseguem “vingar”.
De qualquer forma, a várzea é o local onde nós podemos apreciar o verdadeiro Futebol.
Ao prestigiá-la, sendo jogando ou torcedor, você se sentirá em muito alto astral, pois a descontração é a principal característica destes locais.
FUTEBOL E SAMBA
Entre as décadas de 30 e 40 percebeu-se o surgimento de muitos novos Clubes de Futebol e Escolas de Samba. Foi o meio da massa da população se organizar espontaneamente.
Hoje é típico um jogo de várzea ser ritmado por uma boa “Batucada” ou “Roda de Samba” e muita “Cerveja Gelada”.